Gustavo Cerbasi afirma que Marketing Multinível é um
excelente empreendimento, principalmente em períodos de crise
Quando não sabemos se o emprego é algo certo ou se o nosso
trabalho é para sempre, há três opções para você empreender, ter seu negócio
próprio e conquistar sua liberdade financeira: os mercados de Marketing
Multinível (Vendas Diretas), Franquias e Marcas Próprias. Esta ordem não é
aleatória, envolve um nível de risco e investimento crescente.
Quanto às Vendas Diretas e o Marketing Multinível (MMN)
exigem menos investimento, menos riscos e não há pré-requisitos de
escolaridade. Entretanto, para você ter sucesso neste mercado você precisará
estudar o negócio, seguir o Sistema da empresa, as estratégias da sua Equipe e
trabalhar. Não há dinheiro fácil sem DEDICAÇÃO e TRABALHO.
Todas as empresas de Vendas Diretas e Marketing Multinível
já têm uma "Abordagem Padronizada", ou seja, um treinamento que
envolve técnicas e táticas comerciais já testadas por décadas neste segmento e
em todo o mundo.
A diferença básica das Vendas Diretas e do MMN é que neste
último, temos líderes que coordenam Equipes, e estes líderes são liderados por
outros líderes mais experientes que estão acima numa cadeia em níveis. No MMN a
receita advém das vendas de produtos (ou serviços) e dos bônus sobre da
produtividade da equipe dos líderes.
MMN envolve treinamento, modelo de negócio, uma linguagem
padrão para abordar os clientes. A vantagem do MMN é que você já encontra uma
abordagem padronizada, um Sistema de treinamento pronto para você desenvolver o
negócio. Seguindo o Sistema, desenvolvendo as habilidades exigidas, com
dedicação e trabalho, você alcançará sucesso.
As técnicas de abordagem, recrutamento e vendas já são bastante
consolidadas. Esta é uma vantagem ao empreender numa boa empresa de MMN, porque
você já entra com uma marca consolidada, treinamentos e técnicas já evoluídas.
Marketing Multinível é um empreendimento de menor risco e
maior certeza de ganho. Ou seja, você investe pouco dinheiro, pois você inicia
o negócio comprando um Kit de produtos que costuma ser barato, variando de R$
100,00 a R$ 2.000,00. Mais barato e baixo risco se comparados com investimento
de aquisição de uma franquia, ou o capital necessário para montar um negócio de
marca própria. Investe-se menos, consequentemente você tem um risco menor de
perda.
O sucesso de uma empresa de MMN está focado nos PRODUTOS ou
SERVIÇOS. Há ótimos exemplos de empresas bem sucedidas que operam neste
mercado, empresas de produtos de beleza, perfumes, cosméticos, shakes, produtos
de limpeza e serviços. As empresas têm de tomar cuidado para não focar muito no
negócio, mas nos produtos, este equilíbrio determina a sustentabilidade do Multinível.
O exagero na "venda" do negócio, ao invés do foco nos produtos, prejudica
o negócio. Observe esta dica ao avaliar uma empresa de MMN.
Vale à pena entrar no Mercado de Marketing Multinível? Se
você está empregado, mas insatisfeito, ou inseguro quanto à sua estabilidade
empregatícia, ou não tem tempo para começar um negócio próprio, afirmo que SIM.
Pois você pode empreender numa empresa de MMN como negócio paralelo, tendo liberdade
de tempo e tendo um Plano B. Além disso terá grandes oportunidades de
aprendizado e troca de experiências. Todas as empresas de MMN investem muito na
qualificação de seus profissionais.
Você vai ficar rico no MMN? Não se iluda, tem de ter
dedicação e estudar a empresa, os produtos e o Sistema. Encare o MMN como um
trabalho, um empreendimento e corra atrás do consumidor, assim você terá
sucesso. Depois conte sua história de sucesso às pessoas próximas e elas serão
atraídas para o seu negócio.
Na crise, por exemplo, empreendendo no MMN você pode criar
uma renda complementar, um Plano B. E, num segundo momento do seu trabalho numa
empresa de MMN, este tipo de negócio pode se tornar seu principal meio de
renda, seja por razões de desemprego ou porque o seu negócio está crescendo e
precisará se dedicar integralmente, tornando-se um Profissional de Marketing
Multinível.
Assista a entrevista completa no blog abaixo: