A Era do Consumidor 2.0 (Homo
Connectus)
"Usada pela primeira vez
durante uma conferência do empresário e ativista da internet Tim O’Reilly, a
expressão WEB 2.0 parece ter vindo
para ficar. Mais do que uma revolução técnica, ela expressa uma mudança radical
de atitude em relação à internet - a tendência aparentemente irresistível à
colaboração e geração autônoma de conteúdo que ganhou corpo na internet nos
últimos anos. Web 2.0 diz respeito ao espírito de transparência que orienta o
convívio na rede: ele força empresas e seus dirigentes a dialogar e explicar-se
diretamente com seus clientes, através de blogs e sites corporativos. Web 2.0 é
sinônimo também de sinergia e de novas oportunidades de negócios." Amauri
Segalla em "O poder do consumidor no mundo digital", em Época
A web 2.0 mudou nossa maneira
de ver o mundo. Mudou nossa maneira de fazer negócios, ter ideias,
compartilhá-las, apresentar nossos produtos e serviços e, sobretudo, o perfil
do consumidor. A web 2.0 reformulou conceitos e quebrou paradigmas que nem
sabíamos que existiam.
Quem é atento às mudanças -
principalmente as digitais -, já percebeu que transformações sutis,
significativas e quase imperceptíveis foram acontecendo nos últimos anos. O
público passou de mero consumidor para ativista político, fã e sócio (da sua
marca e empresa). Tudo ao mesmo tempo. Tudo junto e misturado.
Com as novas tecnologias
digitais, o CONSUMIDOR 2.0 enterrou
- quase - todos os saberes empresariais e trouxe, junto com uma avalanche de pensamentos
politicamente corretos e verdes, uma nova dimensão de tempo e espaço -
auxiliado pela web 2.0 - que pôs em cheque muitas corporações tradicionais.
Como é feito, quem faz, onde
faz, por que faz, para quem faz, quais são os materiais utilizados, quais os
impactos gerados, quais os lucros, quais programas sua empresa possui, qual a
filosofia que estrutura sua empresa. Muitas perguntas? Maior ainda será o
número de respostas negativas se vocês, empresários e empresas, tardarem em
respondê-las prontamente e com um mínimo de satisfação agregada.
O consumidor mudou. Mudou porque o mundo mudou. Hoje todos querem saber tudo que for
possível sobre sua empresa. A nova safra de tecnologias possibilita uma maior
interação e uma maior participação por parte dos clientes. Tecnologias digitais
estão por todas as partes e o tempo todo. A informação nunca foi tão valiosa e
tão prejudicial para quem não souber lidar corretamente. Para todos aqueles que
já passaram ou ainda passam pelos bancos universitários, o jargão - informação
é poder -, na web 2.0 e, logicamente, com o consumidor 2.0, é levado ao pé da
letra.
Saber lidar com esse novo
séquito de clientes é tarefa essencial para toda empresa do século XXI. Os
macetes são simples de serem lembrados e
A “nova espécie humana que
surge, o Homo Connectus, está
conectado ao mundo OnLine, à era da informação. Entender esta nova evolução
humana é fundamental para a sobrevivência da sociedade moderna e par ao mundo
dos negócios.
Redes Sociais:
As marcas/empresas precisam
dar uma atenção especial à forma de se relacionar com seus consumidores por
meio das redes sociais. Apesar de se tratarem de importantes ferramentas de
comunicação, os dados apontam que muitas empresas ainda não sabem como lidar
com as fan pages, ou as confundem com espaços somente para ações de Marketing.
Na web 2.0 é importe saber
trabalho correto nas redes sociais para se aproximar dos consumidores 2.0 e
conquistar um lugar prestigiado no dia a dia dos fãs.
Outro hábito bastante
inerente ao estudo netnográfico é a
motivação que as pessoas têm em discutir sobre marcas e produtos e a
compartilhar suas percepções (interesses, dúvidas, sugestões, preferências e
insatisfações) sobre eles. O grau de conhecimento dessas pessoas e o conteúdo proveniente
desse compartilhamento de ideias é tamanho, que chega ao ponto de superar o próprio
conhecimento dos desenvolvedores dos produtos.
É importante mostrar que o
consumidor 2.0 não é aquele que usa a Internet para pesquisa e sim aquele que
usa a Internet para pesquisa, interação, entendimento, relacionamento,
conversas, indicações (ele indica e recebe indicações), é aquele que usa a web
como uma plataforma de comunicação, assim como as marcas usam - ou deveriam
usar - a web 2.0, o consumidor já usa.
Afinal de contas: A Melhor
Maneira de Encontrar o Consumidor, é Ser Encontrado Por Ele.
E para isso, não existe um
único ou melhor caminho, o que existe é um enorme leque de possibilidade, onde
todas devem ser analisadas e utilizadas para proporcionar esta Encotrabilidade.
Não importa suas preferências pessoais, sociais, como você se comunica, se relaciona
e onde você se localiza, a empresa consegue – estrategicamente – ir até você.
Raimundo Barreto
Consultor em Informática e Gestão
Palestrante
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